49º Circuito de Vila Real - Sábado

Em Vila Real cumpre-se o segundo de três dias de corridas. Esta é a terceira jornada de Racing Weekend, que pontua para o Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos (CPVC), Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos 1300 (CPVC 1300), Campeonato de Portugal de Velocidade Legends (CPVL) e é a segunda jornada de 2018, do Campeonato de Portugal de Velocidade Turismo (CPVT), TCR Portugal e Supercar, que correm juntos.

 CPVT - TCR Portugal, Supercar

Pedro Salvador (Seat Leon Cupra TCR) dominou a prova, que ficou marcada pelo enorme duelo travado entre Rafael Lobato (Peugeot 308 TCR) e Armando Parente (VW Golf GTI TCR) e em que os pneus dianteiros do carro alemão ditaram o resultado.

Nos Supercar a vitória foi para Pedro Lisboa (VW Golf R35) venceu depois de conseguir levar, a custo, a melhor sobre Paulo Martins (Nissan 350 Z) e Joaquim Santos (Seat Leon Eurocopa).

Resumo volta a volta

  • Volta de formação

Manuel Gião (Kia Cee´d TCR) ficou parado, mas conseguiu voltar a colocar o carro em marcha.

  • Partida

Pedro Salvador arrancou bem. José Correia falhou o arranque e o Nissan Nismo GTR GT3, demorou a arrancar. Francisco Carvalho (Audi RS3 LMS) teve que contornar o Nissan.

Na direita que dá acesso à subida de Abambres, Gustavo Moura foi surpreendido por Fábio Mota, que tinha metido a frente do Peugeot 308 Cup. O toque foi inevitável e o Audi RS3 LMS de Moura ficava pelo caminho.

Armando Parente (VW Golf GTI TCR) passou Rafael Lobato (Peugeot 308 TCR)

Manuel Gião a subir para o quinto posto, atrás Francisco Carvalho

Joaquim Santos (Seat Leon Eurocup) era o líder dos Supercar, seguido por Pedro Lisboa (VW Golf R35), que trazia Paulo Martins (Nissan 350 Z) a pressionar.

  • 2ª volta

Pedro Salvador distanciava-se duas décimas de Armando Parente e Rafael Lobato estava por sua vez a duas décimas do Golf.

  • 3ª volta

Álvaro Parente a defender-se de Rafael Lobato, que pressionava forte.

Paulo Martins passou Pedro Lisboa

  • 4ª volta

Pedro Lisboa passou Paulo Martins

  • 5ª volta

Pedro Salvador aproveitava a batalha pelo segundo posto e distanciava-se dos adversários.

Armando Parente falhou travagem para Chicane no fundo de Mateus

José Correia bateu à entrada do circuito novo.

João Sousa (Seat Leon) seguia em ritmo lento para a box e desistia. O líder dos TCC, ficava fora de prova.

  • 6ª volta

Joaquim Santos perdia a liderança dos Supercar, despois de ser ultrapassado por Pedro Lisboa e Paulo Martins.

  • 7ª volta

Rafael Lobato a pressionar Armando Parente, chegam a estar lado a lado, mas Parente manteve o segundo posto.

Francisco Carvalho era quarto e Manuel Gião quinto

  • 8ª volta

Parente teve uma ligeira saída de frente e Lobato “colou-se” mais.

  • 9ª volta

Pedro Salvador rodou em 2m 04,182s e assinou a melhor volta de corrida.

Nas dobragens Rafael Lobato perdeu tempo atrás do Nissan 300ZX de Paulo Martins

Armando Parente afastou-se.

Pedro Lisboa era o primeiro Supercar, seguido por Paulo Martins, Joaquim Santos

  • 11ª volta

Saída larga de Parente, Rafael Lobato aproveitava para se colocar lado a lado, rodaram assim por vários metros mas desta vez Lobato levava a melhor.

  • 12ª volta

Pedro Salvador cortou a meta um segundo antes de terminar a corrida e isso originou mais uma volta.

Rafael Lobato quase perdia controlo do Peugeot.

vilareal salvador sabado Pedro Salvador (Seat Leon Cupra TCR), foto de: NunOrganista 

vilareal parente lobato sabado Armando Parente (WV Golf GTI TCR), com Rafael Lobato (Peugeot 308 TCR) ainda em terceiro.

vilareal lisboa sabdo Pedro Lisboa (VW Golf R35), foto de: Nuno Organista

  • Classificação final: 

Pedro Salvador venceu, com uma vantagem de 14,573 s sobre Rafael Lobato e 16,361s sobre Armando Parente. Francisco Carvalho foi terceiro, seguido por Manuel Gião. 

Pedro Lisboa ganhou nos Supercar e simultaneamente o melhor "turismo" com uma vantagem de 2,368s sobre Paulo Martins, o melhor GT. Joaquim Santos encerrou o pódium dos Supercar.

Disseram os vencedores

Pedro lisboa

"Correu bem, acabei em primeiro. Foi esperar, foi uma corrida de gestão, esperar que as coisas acontecessem e correu bem."

"As lutas foram engraçadas, com o Joaquim e com o Paulinho, foi divertido."

vila real supercars podium Pódium dos Supercar

  • Anpac
  • Fpak
  • Full Eventos
  • Hankook
  • Murganheira