Racing Weekend Braga 2 – Sábado

Racing Weekend assentou arraiais em Braga, no Circuito Vasco Sameiro, onde é disputada uma jornada que pontua para o Campeonato de Portugal de Velocidade Turismos - TCR Portugal, Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos e Clássicos 1300 e o Campeonato de Portugal de Velocidade Legends. Hoje, Sábado dia 15 de Setembro, realizaram-se sessões de treinos, qualificação e as primeiras corridas dos Legends, Clássicos e Clássicos 1300.

As posições dos treinos foram fundamentais para definir a corrida, pelo menos no que às primeiras posições diz respeito.

Rui Costa partiu bem, Rui Azevedo também e os homens dos Ford Escort lutavam pela liderança da corrida e dos H75.

No H71 as coisas eram muito semelhantes e Filipe Matias e Joaquim Soares travavam uma luta tipo troféu monomarca, com os Lotus Elan.

Quando faltavam nove minutos para fim da corrida, o MG Midget de José Fafiães partia o motor e derramava óleo na pista. Logo de seguida, João Vieira não conseguia evitar um pião com o Karmann Ghia. A corrida era interrompida com bandeira vermelha, para que os trabalhos de limpeza da pista pudessem decorrer.

Retomada a prova e Rui Costa voltou a colocar-se na frente, com Rui Azevedo logo atrás e numa espécie de repetição da primeira parte, vinham os homens dos lotos a discutirem o terceiro posto, primeiro H71, com Joaquim Soares a levar a melhor sobre Filipe Matias.

No 1300 Carlos Cruz (Datsun 1200) levava a melhor, se bem que no início tinha um “incómodo Filipe Nogueira (Morris 1275 Gt) a “rondar” por perto. Depois, Paulo Duarte (VW Golf GTi), intrometeu-se na luta e Cruz ganhou alguma folga. Por sua vez Filipe Nogueira, passou a ter Carlos Santos (Dtasun 1200) a rodar próximo.

Após o final da corrida, no Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, os vencedores foram:

Rui Costa (Ford Escort RS1600) nos H75; Joaquim Soares (Lotus Elan) nos H71, que também acumulou a vitória nos 1600; Fernando Xavier (VW Sirocco) nos H81 e João Vieira (VW Karmann Ghia) no H65. Vitória ainda para Rui Ribeiro (Ford Escort) no Grupo 5.

No Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos 1300, a classificação ficou ordenada da seguinte forma:

Carlos Santos venceu nos H71; Luís Sousa e Costa ganhou o Grupo 1 e Carlos Cruz foi primeiro nos H75. Todos ao volante de Datsun 1200.

braga2 classicos ruicosta Rui Costa (Ford Escort RS1600)

Qualificação

Rui Costa e Rui Azevedo, ambos em Ford Escort RS1600, discutiram o melhor tempo da qualificação e também dos H75, tendo Costa sido 1,3s mais rápido. A oposição veio do H71, com Filipe Matias (Lotus Elan) a ser terceiro, à frente de Joaquim Soares também em Lotus Elan.

Nos 1300 o domínio foi para os Datsum 1200 de Bruno Pires (H71), seguido a 5 milésimas (!) por Carlos Santos (H75). Filipe Nogueira (Morris 1275 GT), dos H71, fez a terceira melhor marca.

  • Anpac
  • Fpak
  • Full Eventos
  • Hankook
  • Murganheira